Superman Paz na terra
A paz na terra e realmente possível, ou só é uma ilusão?
Ola exploradores da terra e do universo , qui quem vos fala é o Tyler , e venho trazer uma discussão a respeito desse simpático quadrinho : Superman paz na terra , uma Graphic Novel , com 63 paginas , muito simples de se ler , porem com um conteúdo incrível. A leitura e bem dinâmica , porque e feita por meio de prosa e narração do Superman e não por meio de balões e diálogos expositivos. Nessa historia , Superman tenta acabar com a fome do planeta terra , eu disse " tenta" porque infelizmente o problema da terra são os seres humanos , que dificultam a missão do azulzão.
No inicio temos um Flashback mostrando a vida de Clark ainda pequeno com seu pai ensinando a ele sobre como plantar e como é importante que cada semente tenha seu espaço no solo para poder crescer e germinar . Seguindo mais adiante com o Super já atuando em Metropolis , temos uma cena onde ele salva uma jovem moça que desmaiou em meio a uma multidão no natal , Superman rapidamente a leva para um local que cuida de pessoas desabrigadas e a deixa aos cuidados de uma Assistente social do local. Ele resolve voltar para o abrigo como Clark Kent para sondar como a moça estava e faz uma matéria para o jornal , durante a edição de sua matéria , enquanto todos estavam comemorando o natal e socializando normalmente , o Super tem um insight em sua mente :
" Eu poderia ser mais útil para a sociedade se eu usa-se os meus poderes para acabar com a fome no mundo "
"Porque considero os meus poderes um presente não só para mim mas para usar em beneficio dos mais necessitados "
O sentimento de compaixão pelas pessoas movem o nosso herói para um discurso nas nações unidas , onde vemos que após o seu anuncio , alguns lideres desconfiam da mensagem do super , mas deixam que ele siga com seu plano . Um plano bem modesto na verdade - Ele pretende redistribuir o excedente de produção dos países mais ricos , para os locais mais atingidos pela fome .Após juntar vários containers de comida vemos o super na sua missão de acabar com a fome, indo para os locais mais necessitados , e então começamos a ver porque existe fome no planeta.
Um dos locais mais inusitados que vi , foi indo para as favelas do rio de janeiro , onde a revista pinta vários quadros que mostram que a cidade do rio tem uma clara divisão entre pobres e ricos , ate mesmo a narração fala que não existe meio termo ali , ou voce é miserável ou é rico . E fica a critica sobre como o governo brasileiro gerencia a distribuição de renda no país , além de mostrar que todas as pessoas da favela tem medo, nos quadros vemos que eles tem medo do Super , não por causa da presença do herói , mas sim porque são uma parte da população que constantemente sofre com retaliações da policia , da política , e da falta de coisas mais básicas para ter uma vida plena .
O Brasil caga para o estatuto dos direitos humanos na parte que ele diz ; " que todo ser humano tem direito a moradia , saúde , alimentação , educação e segurança ..."
Por causa disso fiquei ate impressionado como a revista pinta bem esse quadro do Brasil , mas enfim, seguimos também para o Azulão indo a um pais africano aonde temos um ditador bolado com a atitude do Superman , ele mente e pede para que o super deixe a comida ali , que seus proprios soldados distribuam a comida , mas o super que não é bobo nem nada , tenta primeiro por meios diplomáticos resolver a situação , quando não da certo ele usa a força e neutraliza o exercito da região para que as pessoas posam se servir da comida que o super trouxe .
Mais uma vez , um exemplo de que os proprios governantes querem manter parte da população na miséria . Para ter controle sobre a população e não ter oposição forte de populares em seu pais .É muito triste ver como a mente de pessoas poderosas pode ser escrota e malvada , a pessoa tem o poder para fazer a diferença , pode até mesmo mudar as coisas para melhor mesmo que seja só um pouco , mas não fazem , apenas são egoístas e pensam neles mesmos e nas vantagens que tem em cargos altos no poder.
A ultima incursão do Super que vemos é ele partindo em um pais da Europa , onde com a desculpa que o Super esta invadindo o espaço aéreo , e isso é um desrespeito a soberania do pais , eles lançam um missel na direção do Super , que por estar carregando muito peso não consegue desviar , e acaba recebendo todo impacto nele , destruindo a comida a ser distribuída . De joelhos no chão , vendo tudo destruído , Superman tomado pelo sentimento da derrota sente que sua missão acabou e que fracassou em seu objetivo .
De volta para o Kansas temos a conclusão da obra com uma mensagem positiva - vemos o Super como Clark Kent ensinado as crianças novas a plantar , igual a seu pai fez quando ele era criança. E temos a bela mensagem:
" De um peixe para o homem e ele matara a sua fome por um dia , ensine ele a pescar , e ele terá alimento para a vida toda"
O que podemos concluir com toda essa narrativa poética ? O que aprendemos hoje amiguinhos?
Minhas conclusões
Primeiro :os problemas da terra existem sim , e que devemos sim fazer nossa parte para resolve-los , por mais que pareça pouco , uma atitude correta e uma boa ação pode mover o mundo para melhor.
Segundo : Talvez seja meio anarquia da minha parte , mas , não devemos esperar nada de bom do nosso governo , por isso temos que resolver nossos problemas por conta própria .Nenhum governo do mundo é 100% eficaz , então faça a sua parte para ajudar.
Terceiro: Sobre a questão de ajudar , o que fica mais explicito na obra e que não importa quantas vezes voce ajude uma pessoa , ela sempre ira depender de voce , por isso a mensagem final é para voce ensinar a pessoa a se ajudar por ela mesma , tirar o véu da ignorância da pessoa para que ela possa se sustentar e passar a mensagem adiante.
Mas e voce ? o que voce acha desse simpático quadrinho do Azulzão ? Deixe seu comentário , me siga no blog para as próximas atualizações e me indique obras para eu ler e resenhar aqui no blog
Desde já agradeço pela sua atenção e Valeu.



Comentários
Postar um comentário