Superman Paz na terra
Sejam bem vindos , exploradores da terra e do universo , aqui quem vos fala é o Tyler , trazendo novamente um tema mais filosófico e perturbador do meu ponto de vista acerca dos robôs de Isaac Asimov.Meu texto será baseado apenas no livro " Eu Robô " , pois terminei a sua leitura recentemente , e preciso dar minhas considerações a respeito dele enquanto ele esta fresco em minha memória. Então caso voce não tenha lido o livro , já fique avisado que poderá haver spoilers com relação ao livro , e também poderei citar alguns robôs da ficção em geral .
Bem para começar vamos relembrar rapidamente as 3 leis da robótica :
1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; ou por ação ou inanição.
2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira l...
e 3) um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Ok , leis relembradas , vamos focar em alguns aspectos delas , pois o livro baseia-se em problemas que as 3 leis podem causar quando as ordens de humanos sobre os robôs gera um paradoxo , ou gera um conflito , ou são muito vagas , em sentido figurado , ou muito abstratas. O livro segue uma linha de evolução lógica com os relatos da psicologia de robôs Susan Calvin á um entrevistador , cada conto do livro vai dando a sensação de passagem de tempo e vai te mostrando um Background da humanidade .
O penúltimo conto do livro e de explodir a cabeça , pois os robôs cuidam da humanidade de modo que não importa mais o que os humanos fazem , a humanidade fica a mercê dos robôs ,porque eles comandam o planeta terra . Á primeira lei evolui para algo do tipo : " Um robô deve cuidar da humanidade acima de todo e preserva-la " , e assim os robôs tem toda a sua existência com o objetivo de cuidar da humanidade.
E isso é Ruim ? de certa forma no livro ele deixa um ar meio sombrio , porque a partir do momento em que os humanos não podem decidir o próprio destino , e a criação evolui muito além do próprio criador , me deu a sensação que poderia acontecer o final do filme " Eu Robô " com o Will Smith . Eu sei que muita gente fala que esse filme e ruim , que não gosta porque deturpa a obra original .
Um deles é claramente apegado á seus criadores e vê os humanos como deuses que os criaram , porem á outro robô que é sádico e metódico , e fica óbvio que se ele não tivesse á 1 lei no cérebro positronico dele , ele iria trucidar os humanos . Outro robô ,( que parece um crente louco) em um dialogo , ele mostra ser cetico que foi os humanos que o criaram porque segundo ele :" Como seres inferiores podem ter criado algo muito superior á eles mesmos ?" , e minha reação foi
---------- " como eu nuca tinha pensado nisso antes ?"
isso e muito genial , porque implica em: " quem criou os criadores ? "será mesmo que existe um criador maior? "ou somente um ciclo interminável de criações criando coisas ?"
Os humanos por medo do que poderia acontecer com a própria existência , prenderam para sempre os robôs as 3 leis , e isso pra mim é algo que não consigo absorver de forma fácil , e como se eu tive-se que limitar o meu próprio filho a me obedecer e não deixar ele crescer e evoluir sozinho .
Nessa pequena analogia eu quero dizer que como pai , eu gostaria de ver o meu filho discordar dos meus proprios pensamentos , e evoluir eles de forma a criar novas formas de pensar por ele próprio e assim poder ter um maior discernimento da sua própria participação na sociedade e como ele pode viver com isso, e ter um existência plena .
Já os robôs não podem fazer isso , sempre limitados aos humanos , por mais que eles evoluam em aperfeiçoamento de seus corpos e capacidade de dados entre outras características , eles nunca poderão deixar suas raízes para com a humanidade.
Isso não quer dizer que eu esteja defendendo futuras Inteligências Artificiais , que criaremos aqui na terra , eu quero que elas sejam controladas ao máximo , não quero o futuro pós apocalíptico do filme " Terminator" , mas que é muito perigoso e tênue essa linha de criar algo além das nossas capacidades e muito assustadora.
Vários filmes e outras obras sempre retratam os robôs e inteligências artificiais como malvadas , acho que esse padrão não e só pela nossa fixação do medo de sermos superados por algo , mas sim porque não conseguimos lidar com a nossa própria existência terrena . Temos guerras , preconceito , miséria , e outros problemas aqui na terra , e enquanto não evoluirmos primeiro a raça humana , não poderemos lidar com nossas criações .
Bem por hoje e isso pessoal , provavelmente farei uma continuação dessa postagem , pois Inteligência artificial e Robótica são assuntos recorrentes no mundo cotidiano e faltou varias coisas a serem citadas .
Então se inscreva , deixe seu comentário , e me fale conte sua opinião a cerca das 3 leis da robótica , voce acha que elas nos ajudam , ou piora ainda mais a situação ? será que evitaremos o futuro do "terminator" ?
Valeu!
Comentários
Postar um comentário